top of page

Estímulo x Resposta

“Estímulo e Resposta… Vir e Ir… Inspirar e Expirar…”


Acredito que o meu dia a dia é tão exposto à uma variedade de estímulos quanto o seu. Não dá para comparar, eu sei mas, a sensação que tenho é que nem mais aqueles que não saem com frequência de casa estão excluídos dessa afirmação. Nossos telefones, TVs, barulhos externos, etc não nos deixam mais sozinhos, mas também não nos deixam mais integrados/ conectados à realidade, apenas mais expostos.


Nesse momento de crises externas, mundiais, e para muitos, existenciais, nos roubamos a chance de afinar a sintonia com o que é realmente importante e prioritário para a nossa manifestação mais em alinhamento com a essência. Não que seja a alienação a solução mas, a falta de foco tem nos adoecido, nossas lentes para o mundo externo parecem estar muito calibradas no entanto, a visão para o mundo interno, nebulosa.


Nosso convite em nossas práticas de yoga e meditação é para estarmos atentos e abertos para observar o que cada situação oferece, sem grandes expectativas ou apego. Buscando a fluidez nos espaços internos criados e renovados, sentindo-se em paz com o que vem a seguir pois, assim estamos inteiros para viver a realidade e não nos afastarmos dela. Assim a constatação de estar vivo e apreciando a vida se torna a alimento para nutrir esse ciclo dessa energia individual e sustentável.


Como você observa os múltiplos estímulos ao seu redor?

No seu canto, no seu tempo pra si, (no seu tapete, meditando...);

No seu espaço de trabalho;

Nas refeições em família ou com amigos;

Em viagens ou fora de casa;

Em situações adversas / não-familiar.

Alguns parâmetros...

Sente-se feliz/triste,

Sente-se em conexão (interna e/ou externa),

Deseja que o tempo não passe ou deseja ir embora,

Percebe incontroláveis emoções (reações)...


Vivencie o presente. Pause e observe os momentos. Eles são fugazes e valiosos para a sua verdadeira e honesta conexão consigo e com o coletivo.


Viver é estar em íntimo contato com as próprias emoções, é visitar lugares experimentando todos os sabores.


Com amor,






Para a sua reflexão:

- Em que momentos do seu dia você pratica a resiliência?

- Você consegue observar a sua auto-compaixão nos momentos que enfrenta grandes desafios?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page